domingo, 5 de junho de 2011

Relações Interpessoais em comunidades virtuais de aprendizagem

No paradigma actual, a internet oferece novas oportunidades para o estabelecimento de relações sociais. As ferramentas de comunicação da Internet adequam a um paradigma educacional mais actual que prioriza "a interacção social, a aprendizagem colaborativa e as comunidades de aprendizagem" Paiva(2006:2), como formas de construir colectivamente o conhecimento. Neste contexto, o professor e o aluno passam a ter uma postura mais activa, possibilitando interacção e a formação de comunidades. O ensino aprendizagem são integrados num processo contínuo, de criação conjunta de significados que contribuem para a construção de um discurso próprio do indivíduo Groux (1997) Bakhtin (1995).
No entanto a súbita acessibilidade a uma grande e diversificada quantidade de ferramentas de comunicação e de aprendizagem não se fez acompanhar do conhecimento pedagógico, para um eficaz e eficiente uso da Internet.
Segundo Levy (1993), a noção de espaço e tempo, vê-se hoje, totalmente transformada devido ao surgimento desse novo sistema que unifica o mundo em tempo presente e indeterminado. Levy acredita que por meio da informática, há a possibilidade de uma nova maneira de construir o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.
Numa sociedade em rede e com tantas possibilidades comunicacionais, será possível a internet anular as relações pessoais?
Não me parece, o ser humano é um ser demasiado complexo para se restringir a um único canal de comunicação.

REFERÊNCIAS
CARVALHO, Jaciara de Sá. Redes e comunidades virtuais de aprendizagem: elementos para uma distinção. Dissertação. 196f. (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em
Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2009.
FRANCISCO, Deise Juliana; MACHADO, Glaucio José Couri; AXT, Margarete. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Diálogo e Processos de Subjetivação. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt16/t164.pdf. Acesso em: 1/06/2011.
LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. In: ARAÚJO, Denize Correa (org.). Imagem (Ir) realidade: comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006. p.t Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
______. Educação e cibercultura, 2005. Disponível em <http:www.educação e cybercultura - LEVY, P_ Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos.mht>. Acesso em 1/06/2011.
LIMA, Venício A. de. Mídia: teoria e prática.2. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/50298/1/SUBJETIVIDADE-COMUNICACAO-E-APRENDIZAGEM-NO-CONTEXTO-DAS-COMUNIDADES-VIRTUAIS/pagina1.html#ixzz1QtdW4Zl7
Reflexão
A sociedade atual como “sociedade da informação”, permite-nos a criação de uma lógica comunicacional interativa, capaz de dinamizar a educação e desenvolver a autonomia. Através da integração de um conjunto de ferramentas informatizadas, tornou-se possível a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e também dos processos de ensino e aprendizagem, ampliando as possibilidades entre o real e virtual.
Em tempo real, é favorecida a construção de coletivos inteligentes, proporcionando uma efetiva disseminação, e ao mesmo momento a agilidade nas trocas de informações, estas sempre sendo atualizadas.
As comunidades virtuais de aprendizagem surgiram da interação e o convívio em redes de computadores, surgindo com total desprezo ao tempo e espaço, agindo rápido através do seu potencial de interatividade, o que vem inclusive a contemplar a necessidade do desenvolvimento crítico, da expressividade, da criatividade e capacidade de trabalho em grupo, contribuindo para o desenvolvimento nas relações sociais.

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