sexta-feira, 1 de julho de 2011

Reflexão final

Todo o trabalho desenvolvido ao longo deste semestre na Unidade Curricular de Relações Interpessoais, contribuiu para a evolução no desempenho da minha actividade profissional e para as relações interpessoais do meu quotidiano pessoal.
Não há dúvida que a escola, é um espaço priviligiado de socialização, onde as relações interpessoais se criam e desenvolvem continuamente, reflectindo a crise de valores que estamos a viver nos dias de hoje. Também as transformações sociais que de uma forma acelerada têm emergido nas últimas décadas originam situações de incerteza, insegurança e imprevisibilidade, sendo necessário ultrapassá-las, resolvendo-as, através de  estratégias eficazes e que poderão constituir-se como potenciais transformadores das relações humanas, numa perspectiva de evolução positiva. Para isso, temos que estar preparados para lidar com elas, resolvendo-as, através de estratégias construtivas e em ambientes favoráveis à aprendizagem. É na escola que se reflectem as atitudes que, na sua essência, correspondem a formas de se comportar perante a situações específicas no meio escolar, mas que acabam por, na sua generalidade, encontrar referências na sociedade.
 Este contexto, o meu percurso de aprendizagem nesta unidade curricular, proporcionou-me evoluir com segurança, de forma a lidar com situações diversas, como a de rejeição, interpependência, reciprocidade, aceitação, afiliação, a violência e o bullying no sentido de intervir, orientar e procurar resolver situações que nem sempre são de fácil resolução.
Foi necessário muita dedicação, coragem, alento, entusiasmo, persistência e trabalho o que se traduze numa sensação reconfortante, para conseguir tirar o melhor partido do que aprendi nesta unidade curricular, pois a falta de tempo para investigar, ler e estudar, foi sem dúvida, o principar obstáculo, com o qual tive que lidar para transformar os objectivos definidos inicialmente, em metas alcançadas.
Nesta reflexão final,quero agradeçer  à Professora Luísa Laires, por todo o apoio, orientação e compreensão e a todos os colegas, por tudo o que aprendi com eles, através da partilha de experiências, entreajuda e cooperação.A todos o meu muito obrigada.

Sem comentários:

Enviar um comentário