quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os planos de acção tutorial na perspectiva de Vygotskiana

Lev Vygotsky

Vygotskiana foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interacções sociais e condições de vida. Costumava analisar de forma crítica outras realidades.  Morreu em 1934, vítima de tuberculose, aos 37 anos.
As suas obras incluem alguns conceitos que ocupam lugar de destaque na área do desenvolvimento e da aprendizagem. Um deles é “Zona de Desenvolvimento Proximal” (ZDP), que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de um adulto. A ZDP é tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado oportunidade.
Vygotsky particulariza o processo de ensino e aprendizagem, colocando aquele que aprende e aquele que ensina numa relação interligada.
As aplicações recentes da obra deste autor à educação explicam a aprendizagem e os princípios pedagógicos tais como, os processos de exemplificação e orientação dos adultos, a criação de situações pedagógicas que permitam ao aprendente desenvolver capacidades e progredir com sucesso.
Para o autor todo o conhecimento é construído socialmente, na âmbito das relações humanas, defendendo que o desenvolvimento da inteligência, é produto de convivência.
O papel dos adultos, segundo Vygotsky, prende-se com a função de auxiliar no desenvolvimento destas capacidades. Para adquirir os conceitos da literacia, são propostos 4 passos pedagógicos: o envolvimento natural, no qual os educadores criam oportunidades para os alunos explorarem as actividades da literacia; a aprendizagem mediada, onde se verifica o apoio do adulto; a actividade externa, que são as aprendizagens dirigidas à criança com a ajuda de materiais de apoio e finalmente a aprendizagem interna ou independente, que surge quando os alunos podem ligar os conceitos aprendidos a outros que se relacionam.
Para o autor, o lugar das crianças, mesmo as com necessidades especiais é na escola, onde encontrará condições para o desenvolvimento das estruturas do pensamento e da linguagem.
Vygotski considerou precocemente ideias que são hoje muito actuais e fundamentam uma concepção de educação inclusive, tendo que a escola hoje uma população cada vez mais heterogenia.
Neste contexto surge a figura do professor tutor para servir a diversidade, ajudando a diminuir os factores de risco nas escolas e no incremento de factores de protecção, nos domínios da aprendizagem e das condutas pessoal e social. A toturia escolar, orientada para servir a diversidade, constitui-se como uma das garantias do bem estar e do desenvolvimento integral da criança ou do jovem, apoiando no desenvolvimento de acções de socialização, acompanhamento e orientação que possam conduzir à concretização de um projecto de vida.
  • BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre (RS): Artes Médicas, 1998
  • LA TAILLE, Yves de; KOHL, Marta O.; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.
  • MARTINS, Margarida A. e NIZA, Ivone (1998) Modelos de Escrita in Psicologia da Linguagem Escrita, Lisboa, Universidade Aberta.
  • OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sóciohistórico (2a. ed.). São Paulo: Scipione, 1995.
  • OLIVEIRA, Marta Kohl de. Pensar a Educação: Contribuições de Vygotsky. In: Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1988.

  

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