domingo, 24 de abril de 2011

Abordagem dialógica das interacções em contextos educativos

A escola actualmente tem necessidade de responder aos desafios que lhe são colocados no sentido de se confrontar com uma população cada vez mais heterogénea, fruto das mudanças inerentes ao mundo actual. Pretende-se que a escola garanta a educação integral e contribua para um processo de igualdades de oportunidades nos processos de aprendizagem.
Perante a necessidade de adaptação da escola a esta nova realidade vêm-se implementando modelos de apoio diversificados, entre os quai se situam os sistemas de tutoria. É neste contexto que surge a figura do tutor, como resposta à diversidade populacional da escola será uma das mais complexas e importantes formas de apoio. Assim, o tutor surge como alguém que é capaz de potenciar o projecto e sentido de vida daquele que acolhe, contribuindo para que todas as suas potencialidades sejam despertas e estimuladas. Este só fará sentido pela co-construção alicerçada num projecto dialógico em que como afirma Freire (1994, citado por Mello, 2002), a "unidade na diversidade" é alcançada. Também o educador social fará a mediação entre a escola, a família e a comunidade, propondo medidas que sustentem a diversificação de estratégias e métodos diversificados.
Por sua vez é o Conselho de Turma que deverá dar início ao processo. Esta sinalização é comunicada ao director de turma que encaminhará para os Serviços de Psicologia e Orientação da escola, passando-se á fase de diagnóstico. No âmbito do diagnóstico  realizado pelo psicólogo, que permite avaliar a situação. Assim atendendo à natureza do problema do problema os referidos elementos da equipa darão conhecimento às redes sociais que poderão intervir. Depois de definido o plano o educador social há que fazer o trabalho com os pais.
Alarcão, I, (1996). Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schon e os programas de formação de professores. In I. Alarcão (Org), Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto:Porto Editora.

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