sábado, 7 de maio de 2011

Perspectiva dialógica das interacções em contexto de sala de aula


As interações entre professor e aluno em sala de aula constituem o foco principal do processo de aprendizagem, pois favorecem o surgimento de funções psicológicas mais sofisticadas, tornando-se factor essencial para a mediação de signos e instrumentos na construção de sistemas simbólicos que irão contribuir para o processo de construção do conhecimento (Araújo, 1995). Neste contexto também Vygotsky (1989) referindo-se aos processos de internalização defende que as funções mentais superiores ocorrem em dois momentos consecutivos primeiro ao nível das interações sociais ou inter-individuais, e segundo ao nível intra-psiquíquico. Este processo representa o principal mecanismo de transmissão da cultura e inserção do indivíduo no universo de significados e valores típicos do grupo social de que faz parte. Segundo o mesmo autor é a relação com o próximo que permite ao sujeito a construção do seu conhecimento e  desenvolvimento.  Tendo por base a interacção e as condições a sua maturação, assim como a qualidade dessas interacções que experimenta ao longo de sua vida, sendo a interacção em contexto escolar um grande contributo para o desenvolvimento humano. Desta forma, novas funções vão sendo desenvolvidas de maneira diferente quando a interação ocorre em espaços com características diferentes.
 As rápidas mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações estão refletindo-se no ensino, exigindo, desta forma, que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante, que valorize a invenção e a descoberta, que possibilite à criança percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione um movimento de parceria, de trocas de experiências, de afectividade no acto de aprender e desenvolver o pensamento crítico reflexivo.

Também a integração dos computadores nas escolas, vista como uma dinâmica de interacção, como um ambiente rico para a mediação entre sujeitos, oferece condições para envolver as crianças e estimular a investigação e a interacção.

BIBLIOGRAFIA :

GALVÃO, IZABEL.  Henri Wallon: uma concepção  dialética   do desenvolvimento infantil.  7ª.ed.  Petrópolis, RJ : Vozes, 2000.(Educação e conhecimento). 134 p.
LA TAILLE, YVES DE; OLIVEIRA, MARTA KOHL DE.  Piaget,     Vygotsky,   Wallon :  teorias psicogenéticas em discussão.  São Paulo : Summus.
Reflexão
Actualmente, com a massificação das escolas, aumentaram também os  problemas. A consequente necessidade de um relacionamento de carácter multicultural entre os actores do espaço escolar obriga a uma procura incessante de resolver os problemas comunicacionais existentes. Estes problemas de comunicação entre pares podem-se traduzir em conflitos aos quais urge mediar a sua resolução. Se eles acontecem entre docentes e alunos podem manifestar-se na forma de insucesso escolar. Será necessário estabelecer relações comunicacionais entre todos, com o objectivo de promover uma educação que potencie os horizontes culturais dos alunos, originando novas necessidades de aprendizagem e tendo como finalidade o desenvolvimento das suas individualidades.
Todavia, na Escola, há tendência para se multiplicarem as atitudes,  que têm uma correspondência a condutas similares encontradas na própria sociedade.
A comunicação é um processo em que relações, identidades, padrões culturais e valores são elaborados e transformados, tendo a escola como sistema interventor responsabilidade nessa transformação.
As aprendizagens dos alunos são desenvolvidas pela interacção com a sociedade, a partir das condições de vida e educação que cada um tem, e que podem ser alteradas ou surgirem novas necessidades de aprendizagem ao longo do processo de escolarização.
Dessa forma, aprendizagem e desenvolvimento não podem ser considerados nem um único processo, nem dois processos independentes, mas sim dois processos onde se estabelecem relações complexas.Vygotsky (2000). São essas relações que irão impulsionar, o desenvolvimento ou seja a construção do conhecimento.

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