sábado, 14 de maio de 2011

O fenómeno Bullying


O Bullying é um fenómeno mundial sendo este termo de origem inglesa  utilizado universalmente para descrever actos de violência. A violência, pode ser física ou psicológica, intencional e repetitiva que ocorre sem motivação evidente. É mais do que um acto ocasional de raiva, é uma intimidação regular e persistente que fere a integridade e confiança da vítima. Geralmente estes actos de violência são praticados por um jovem, ou grupo de jovens com problemas emocionais e com dificuldades em fazer amigos. São oriundos de famílias desestruturadas, caracterizadas como tendo pouco carinho/afecto entre os seus membros, com problemas em partilhar os seus sentimentos. Também os seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Estes agressores geralmente têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar.O seu objectivo é intimidar ou agredir a vítima incapaz de se defender.
As vítimas não são provenientes de famílias conflituosas, não sabem reagir quando são provocadas e como têm uma auto-estima baixa acreditam nos insultos que lhes são dirigidos, são alvos fáceis porque levam a sério as injúrias do agressor, ficando fragilizadas, amedrontadas e dificilmente conseguem estabelecer novas relações de confiança. Acaba por se calar e isolar-se dos outros na tentativa de minimizar o seu sofrimento. Dependendo da estrutura psicológica da vítima, o Bullying poderá dar origem a ansiedade, tensão, medo, raiva, angústia, tristeza, desgosto, sensação de rejeição, desejo de vingança,, pensamento suicida, entre outros.
São vários os locais onde ocorre, como por exemplo nas escolas, nas bibliotecas, nas salas de informática,  no local de trabalho e entre vizinhos.
Neste contexto,  os agressores têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adoptar, inclusive, atitudes delinquentes ou criminosas.

Sites e artigos visitados:
http://www.bullyingonline.org/
http://www.stopbullyingnow.com/
http://violencia.online.pt
www.bullying.com.br/
Carvalhosa, S. F.,Matos, M.G.& Lima, L (2002). Bullying-A provocação/vítima entre pares no contexto escolar português.Análise Psicológica, 4 (XX)



Sem comentários:

Enviar um comentário