sábado, 7 de maio de 2011

A tutoria em contexto escolar

Muitos alunos são oriundos de meios sociais desfavorecidos, com famílias desestruturadas, com baixas expectativas em relação ao contributo que as aprendizagens escolares poderão representar no projecto de vida dos seus educandos. Por vezes os alunos trazem já retenções logo nos primeiros anos de escolaridade, o que dificulta a conclusão da escolaridade obrigatória bem sucedida na idade convencional. Nestes casos os alunos necessitam de um apoio e acompanhamento, afectivo e pedagógico, individualizado, sistemático e regular. Compete então à Escola assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória, combater a exclusão e reduzir o absentismo.
Neste casos o professor tutor terá um papel importante ao ajudar na diminuição dos factores de risco dos alunos e no incremento de factores de protecção, nos domínios da aprendizagem e das condutas pessoal e sociaL, potencializando, deste modo, o seu bem estar e a adaptação às expectativas académicas e sociais.
Este professor tutor deverá ser escolhido entre os restantes professores da turma, atendendo sobretudo ao seu perfil, nomeadamente ter formação especializada no âmbito da orientação educativa. Cabe-lhe a tarefa de assegurar a eficiência do processo e a eficácia da aprendizagem. Também promove a integração do aluno na escola e na sociedade, apoiando no desenvolvimento de acções de socialização, acompanmhamento e orientação, que possam conduzir à concretização de um projecto de vida.
Bibliografia:
Azevedo, Nair Rios & Nascimento, Ana Teresa Brito (2007). Modelo de Tutoria: construção dialógica de sentido. interacções.Vol.3,Nº7.Pp.97-115. ISSN 1646-2335. Consultado em janeiro, 2010.
Guia prático para a mudança positiva”, col. Ficheiros Pedagógicos, Ed. AsaLopes, João A. (2001), “Problemas de Comportamento, de Aprendizagem e Problemas de “Ensinagem”, col. Nova Era, Educação e Sociedade nº6, Quarteto Ed.Rief, F e Heimburgo, Julie (2000), “Como ensinar todos os alunos na sala de aula inclusiva”, II vol., col. Educ. Especial, nº12, Porto Editora


Sem comentários:

Enviar um comentário