sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Bullying da Escola

"Abordar a agressividade em contexto escolar, implica analisar e envolver todos os fenómenos interrelacionados e todos os intervenientes institucionais. A agressividade não ocorre no vazio, insere-se num grupo, numa escola, numa teia de comunicação. Esta visão sistémica põe em evidência as redes de comunicação estabelecidas entre indivíduos, dotados de racionalidade e estratégias próprias, opondo-se a uma visão linear e causalista" (Santos 2004).
O Bullying pode ocorrer em qualquer contexto, no qual seres humanos interajam. Não se trata de uma zanga de amigos, nem de uma cena de ciúmes, mas de um fenómeno de agressividade em que há a intenção de afligir a vítima. Na escola o comportamento agressivo entre estudantes é um problema  mundial tradicionalmente admitido como natural e frequentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos. Todavia, o Bullying entre estudantes, é definido como um acto agressivo intencional e repetido, provocado por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, executado dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo.
Para evitar este fenómeno mundial, há necessidade de investir na prevenção e estimular a discussão aberta com todos os actores, uma vez que é no campo pedagógico que a violência  pode ser resolvida, ou pelo menos prevenida. Assim, os professores têm um papel muito importante na prevenção que passa pela observação e atenção a quebras bruscas do rendimento escolar, desenvolvendo na sala de aula, um ambiente favorável `comunicação e incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito pelas diferenças.
Assim, avaliar a evolução das aprendizagens não é suficiente. É necessário que o professor esteja atento, para perceber e monitorizar as habilidades ou possíveis dificuldades que existam no convívio social com os colegas. A estratégia deve estar centrada na promoção das competências sociais e na formação cívica e educativa dos alunos.
Assim, torna-se fundamental o envolvimento dos professores, funcionários, pais e alunos para implementação de projectos de redução do Bullying nas escolas, estabelecendo normas, directrizes e acções coerentes.
Neste contexto, os professores deverão lidar e resolver efectivamente os casos de Bullying, enquanto as escolas devem aperfeiçoar as técnicas de intervenção e procurar articular com outras instituições, como por exemplo, centros de saúde, redes de apoio social e outras.
Sites e artigos consultados:
http://www.dgsaude.pt
http://www.bullyonline.org/
http://www.violência.online.pt
Beane,A.L. (2006) A sala de aula sem Bullying. Porto Editora
Carvalhosa, S.F., Matos, M. G.$ Lima, L. (2002). Bullying-A provocação/vítima entre pares no contexto escolar português.

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