sábado, 12 de março de 2011

Significado de Portefólio e suas potencialidades

O uso de portefólios na educação constitui uma estratégia que tem procurado corresponder às necessidades de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, de modo a assegurar-lhe, a cada vez, melhor compreensão e mais elevados índices de qualidade.
O portefólio apresenta múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto construção de conhecimentos e, desta, enquanto condição de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação inter-pessoal do conhecimento, como também vai facilitar, se desenvolvida ao longo de um período de tempo, a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem. Através do uso do portfólio, podem-se tornar reconhecíveis, quer a natureza, quer a importância das relações interpessoais desenvolvidas nos processos de ensino-aprendizagem.
O seu uso promove o desenvolvimento reflexivo, estimula o processo de enriquecimento conceptual, fundamentar os processos de reflexão, garantir mecanismos de aprofundamento conceptual continuado, estimular a originalidade e criatividade individuais no que se refere aos processos de intervenção educativa contribuir para a construção personalizada do conhecimento para, em e sobre a acção, reconhecer-lhe a natureza dinâmica, flexível, estratégica e contextual e facilitar os processos de auto e hetero-avaliação.
“Portefólios são documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portefólios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)
Referências:
Sá-Chaves, Idália. Portefólios Reflexivos, Estratégia de formação e de Supervisão. Cadernos Didácticos – Maio de 2000.

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