quinta-feira, 24 de março de 2011

SITUAÇÃO DE ACEITAÇÃO PRESENCIADA EM MARÇO 2011

 A auto-percepção da aceitação materna está relacionada com a percepção da competência cognitiva, com a percepção da aceitação pelos pares e, ainda, com a aceitação sociométrica pelos pares. Assim, o contexto relacional importa, enquanto guia do comportamento social da criança, e na emergência do conceito e sentido do self. A família, pares, representações e percepções de si próprio influenciam a relação entre pares em diferentes aspectos, em particular na sua aceitação.
O poder da aceitação significa aceitar a outra pessoa da maneira que é, sem tentar mudá-la, assim como aceitamos nossa maneira de ser, com nossas falhas. Ao aceitarmos a outra pessoa pelo que ela é, e não como gostaríamos que fosse, a energia usada até agora para criticar pode ser utilizada para construir e alimentar o relacionamento.
SITUAÇÃO OBSERVADA
Numa das turmas do 7º ano integrada um aluno de étnia cigana, o Samuel.
De facto, no grupo turma, não se distingue dos demais, uma vez que naturalmente e progressivamente este aluno tem vindo a ser muito bem aceite pelo grupo.
Apesar de não ser o delegado de turma, é um lider de turma, no sentido positivo.
Esta semana decidiu-se criar um Blogue para a turma e por decisão dos colegas da turma, o Samuel ficou como coordenador dos trabalhos publicados fazendo a ponte com os Professores do Conselho de Turma.

Costa, M.E.&Matos, P.M.(2007). Abordagem Sistémica do Conflito; Lisboa; Universidade Aberta 

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