sexta-feira, 25 de março de 2011

SITUAÇÃO DE AFILIAÇÃO

A afiliação é uma característica da espécie humana enquanto espécie gregária que procura a companhia de outros membros da mesma espécie criando melhores condições de sobrevivência e adaptação ao seu meio.
Para sobreviver o homem voltou-se  para o outros, desenvolvendo as capacidades de cuidar dos filhos e daqueles que estavam por perto e que necessitavam dele. Neste contexto cuidar do companheiro revelou ser a chave para a própria sobrevivência.
Os estudos de Bowlby e Ainsworth sobre as relações de vinculação estabelecidas na infância e sua importância para o desenvolvimento de competências para um relacionamento interpessoal, expressam com muita clareza a importância da afiliação para o desenvolvimento equilibrado do indivíduo.
No entanto também a afiliação pode acontecer em qualquer momento do ciclo de vida em que o indivíduo encontre no seu percurso novas figuras de vinculação que lhe possibilitem desenvolver relações emocionalmente próximas e provoquem alterações nos seus padrões de interacção social : será o que acontece, por vezes, nas nossas escolas, quando nas relações professor/aluno, o aluno consegue encontrar no professor condições para restabelecer a confiança em si mesmo e nos outros criando assim situações de afiliação.
Bibliografia:
FELDMAN, R.S. (2001), Compreender a Psicologia, Lisboa, McGraw-Hill
Reflexão
Situações similares, encontramos nós professores no nosso quotidiano, uma vez que a escola é o espaço priviligiado para criar e desenvolver relações interpessoais, através da socialização. Assim, com facilidade, encontramos situações de aceitação, rejeição, interdependência, reciprocidade e afiliação, para as quais temos que ter resposta.
O estudo deste tema, permitiu-me aprofundar os meus conhecimentos sobre o assunto e apurar a minha sensibilidade e atenção. Agora com mais segurança, mais conhecimento, mais sensibilidade, entenderei e abordarei certamente de forma mais correcta todos estes casos.


Sem comentários:

Enviar um comentário